segunda-feira, 29 de abril de 2013

TESTEMUNHO RETIRO REGIONAL SUL AVVD



Sagrada Face




foto
O Retiro foi muito abençoado.
Na Sexta: Fomos acolhidos no local do retiro com muito amor pelos irmãos de Joinville, rezamos o terço e abertura com o Pe. Luilton.
Após o jantar participamos da Santa Missa e logo depois fizemos um momento de adoração ao Santíssimo.
No sábado: O Pe Luilton nos ensinou a Lectio Divina (Leitura Orante, mostrada abaixo). Fizemos a Lectio Divina do Evangelho de Sao Lucas, os Discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35). Após a segunda parte que é a Meditação da Palavra de Deus, ficamos em silêncio, lendo as Mensagens de Jesus em AVVD, selecionadas pelo Pe. Luilton e voltamos para fazer a terceira parte, a Oração. Todos participaram e deram a sua contribuição.
Na Santa Missa, o Pe Luilton pediu que oferecêssemos o nosso coração em gestos durante o ofertório. Cada um foi lá e colocou o seu coração simbolicamente sobre o altar. Depois, à noite, o grupo de João Pessoa enviou uma mensagem para nós em que Jesus pedia para que oferecêssemos o nosso coração a Ele, era então o Espírito Santo nos confirmando!
No domingo: Alguns deram o seu testemunho, foram derramadas muitas graças espirituais. Após a missa de encerramento, em que novamente fizemos o gesto de oferecer o nosso coração, tivemos a festa da Misericórdia, o Pe. abençoou os quadros de Jesus Misericordioso e rezamos pela indulgencia plena.
Durante os intervalos e as refeições, tivemos momentos de confraternização e de muita alegria. Tiramos muitas fotos e partilhamos nossas experiências com os irmãos. Foram momentos de muito fervor, contemplação e intimidade com Jesus. Tivemos muito regozijo em Nosso Senhor. Que Jesus seja sempre louvado!
Agradecemos e rezamos pela incansável Cida, Paulina e toda Equipe de Trabalho do Retiro. Que Deus seja a recompensa de todos.

TESTEMUNHOS:

Cida - Joinville
Foi com muita alegria que recebemos todos aqui em Joinville para o 4º Retiro sul. Foi trabalhoso, mas fizemos tudo com muito amor para que Nosso Amado Jesus fosse Glorificado. Agradeço a Deus por cada irmão que deu o seu sim e esteve conosco nestes dias
Pe. Luilton foi muito feliz em nos ensinar como ler e Meditar a Palavra de Deus. Eu já conhecia a Leitura Orante da Palavra ou Lectio Divina, mas nunca tive a oportunidade de colocá-la em prática com tanta eficácia. Quando entendi o caminho de Emaús, o que São Lucas quis nos ensinar e consegui me colocar lá no mesmo caminho com Jesus, fiquei maravilhada.
Pude com isto fazer uma linda avaliação de minha vida Espiritual e o quanto ainda tenho que caminhar para que meu coração "arda" cada vez mais de Amor por Jesus.
Deus Seja Louvado!

 - Eduardo - João Pessoa
O retiro foi maravilhoso. Eu não voltei para casa a mesma pessoa. Aprendi a amar mais as Sagradas Escrituras, praticando a Lectio Divina. A Verdadeira Vida em Deus mudou a minha vida.

- Jane - SP
Três dias de retiro, três dias de Sagrada Eucaristia, três dias de derramamento de graças. Meditando sobre "Os Discípulos de Emaús", o Espírito Santo me deu a graça de reconhecer a Presença de Jesus, ali, caminhando, no sentido literal, andando comigo, da capela para o pátio, do pátio para a sala de palestras, da sala para o quarto, etc. Ele estava sempre andando ao meu lado, sempre me mostrando que estava comigo, sempre, em todos os momentos. Até hoje, tenho esta sensação de Jesus caminhando comigo, seja para onde for. Louvado seja Nosso Deus para sempre!
     
- Ana Maria Teixeira de Queiroz - Brasília.
Deus nos surpreende todos os dias, pois respeita a hora de cada um para cada recado seu.
Católica praticante desde o meu nascimento, por ter   a minha mãe de comunhão diária. Depois de um período atribulado por doenças na família, precisava por determinação médica de uma viagem . Mas o Pai Misericordioso nos indicou , um local diferente das grandes Metrópoles, dos shop centers... um retiro em Joinville... Que surpresa, o meu esposo quis ir também... para comemorar o seu aniversário.
Ao desembarcar no aeroporto, já estava o esposo da Cida, com o padre, que também chegava, e nos conduziu para uma casa linda, onde tinha um almoço bem organizado pelo Beneval. Logo depois chegamos a casa de retiro, bem aconchegante..
A partir daí senti que o Senhor nos convocou para viver a riqueza profunda de ser por alguns dias alunos de uma escola, onde o Mestre dos Mestres fez-me ouvir mais um chamado, pela voz do seu ungido, padre Luilton... , através de um passeio demorado, na passagem bíblica dos  discípulos de Emaús, que tantas vezes ouvi e li... mas tal como eles não havia reconhecido, ou mesmo enxergado o Jesus...Assim,, aprendemos  em cada versículo, ouvir , assimilar , meditar e partir para a contemplação, deixando penetrar no coração , como fazia Nossa Senhora , no seu silêncio profundo.... Depois de cada meditação, saímos cheios da sabedoria do Espírito Santo .. Ao voltar para a nossa cidade, nossa casinha linda nos esperando... Senti que estávamos mais fortes e animados para o combate do dia a dia de uma cidade grande tão exaustivo....
Agora é só dizer : Obrigado PAI! por mais uma oportunidade que tive de ser melhor e tentar viver na realidade a sua missão que é servir e amar muito aos irmãos , em mais uma tentativa de praticar o primeiro mandamento --" AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO". .

- Emanuel Teixeira de Queiroz - Brasília/DF
... Surge a oportunidade. O convite não convence, de início. Um pouco de receio, talvez dúvidas do que irá acontecer... Quem sabe, frustração, decepção...
... Aproxima-se o dia da viagem. Sem ter muita explicação, bate o desejo de ir também...  Do outro lado, ecoa uma voz ao ouvir a confirmação do sim: Ah que bom!  Enfim, brota alegria na face de quem desejou a presença, a companhia...
... Recepção fraternal na chegada. Apoio incondicional de pessoas solícitas, prontas a servir, a custo de nada. Tudo surpreende e um mundo diferente e novo acontece...
Local de paz e oração que alegra a alma. Ambiente de acolhimento, livre de inquietações e preocupações do mundo externo. Palco do silêncio, que traz a calma ao coração e leva à interiorização dos sentimentos para uma profunda reflexão de vida!
Um final de semana feliz que se reveza entre orações, palestras e testemunhos de transformação do ser humano.  Uma lição de amor, para sempre seguir e aplicar, jamais esquecer. Um aprendizado que vem do exemplo da fé que modifica e da solidariedade que humaniza pela fraternidade cristã da boa convivência.
Enfim, a mudança que acontece. A mensagem que fica do ensinamento recebido e do exemplo de fé vivenciado. Do ser humano ansioso, sobrecarregado que entra e da renovação do homem que sai tocado pelo compromisso de fidelidade ao recado da Lectio Divina: ler, escutar, reter, aprofundar, viver a Palavra de Deus.
Eis o caminho seguro a seguir !



OFERECEI-ME O VOSSO CORAÇÃO
Zagreb, Croácia, 1º de Fevereiro de 1995

- Escreve: A paz esteja convosco. Ao longo do dia, Eu estive convosco e estendi a Minha Mão sobre vós: Meu povo, Minha herança, Minha semente, volta-te para Mim, faz as pazes Comigo; faz as pazes Comigo 1 ... Eu amei-vos desde toda a eternidade. Regressai a Mim e Eu regressarei a vós. Semeai uma seara de amor, para obterdes o amor. Semeai uma seara de paz e herdareis a Minha Paz. Semeai, abençoados de Minha Alma, uma seara de reconciliação e obtereis a Minha Glória... Não choreis pelas coisas materiais 2 . Erguei os vossos olhos para o Céu e que os vossos corações procurem as Minhas Leis Celestes, a fim de que, por elas, o Meu Reino do Céu venha aos vossos corações e a Minha Vontade se faça nos vossos corações, como essa mesma Vontade está nos corações de todos os santos, no Céu.

Neste dia, Eu grito, como gritei outrora, em Jerusalém: "Se ao menos conhecesses a Mensagem de Paz que Eu hoje te ofereço ainda, tu não deixarias de a possuir". Mas estas coisas estão escondidas aos instruídos e aos sábios, e são reveladas a simples crianças. O Reino do Céu é revelado aos simples e aos humildes. Retificai os vossos corações e, por fim, tereis a Vossa recompensa. 
CoraçãoE, se vós disserdes: "Que poderemos nós oferecer-Vos, agora?", Eu vos direi: "Oferecei-me o vosso coração e Eu o transformarei num céu para Mim, vosso Deus, no qual Eu poderei ser glorificado". Vinde comer do fruto que Eu hoje Vos ofereço; enquanto ainda for tempo, vinde a Mim. O vosso Mestre está mesmo no caminho do regresso. Eis porque Eu vo-lo digo: fazei as pazes Comigo e sede um em Meu Nome. Eu vos abençoo a todos em Meu Nome, deixando o Suspiro do Meu Amor nas vossas frontes.



LECTIO DIVINA
Lectio divina, ou Leitura Orante, é uma prática e método de oraçãoreflexão e contemplação praticado pelos fiéis do Catolicismo desde tempos antigos, particularmente nos mosteiros beneditinos. Consiste na prática de oração e leitura das Escrituras e tem o intuito, segundo a Igreja Católica, de promover a comunhão com Deus e aumentar o conhecimento da Palavra de Deus.
Guigo, prior da Grande Cartuxa, na sua famosa Scala Claustralium construiu uma escada de quatro degraus, a saber:
1.   Lectio - Leitura
2.   Meditatio - Meditação
3.   Oratio - Oração
4.   Contemplatio - Contemplação

leitura orante

Diagrama da Leitura Orante ou Lectio Divina.

Na Lectio/Leitura, toma-se o Texto Sagrado, A Sagrada Escritura de preferência e faz-se a leitura lenta e cuidadosa do texto, não tanto com o objetivo de fazer uma exegese bíblica, mas sim o de 'escutar' o que Deus fala ao leitor. Pode-se repetir a leitura quantas vezes for preciso, até que se sinta 'tocado', pelo Senhor.
Na Meditatio/Meditaçãorumina-se a Palavra, busca-se perceber o que é que Deus fala àquele(a) que lê. Não é mais uma leitura, mas uma 'escuta' da Palavra. "Fala, Senhor, teu servo escuta!"
Na Oratio/Oração, responde-se a Deus que antes falou. De acordo com o contexto, com a história pessoal de cada um naquele momento, deixa-se o coração derramar-se diante do Senhor. Se antes se escutou, agora responde-se a Deus. Pode ser uma súplica, ação de graças, petição, o que o coração mandar, enfim. É um diálogo com Deus e uma relação entre dois seres que se amam. A alma e Deus!
Na Contemplatio/Contemplação, já não há mais necessidade de palavras. O orante/leitor tomou contato com o texto escrito, ou até diante da Natureza, de um fato da vida; leu, ou melhor, 'escutou' a Voz que fala em seu coração. Responde a essa Palavra, escrita ou não. E no último estágio, na Contemplação, cala-se, adora, entrega-se numa adoração muda e silenciosa. A Oração centrante é uma modalidade de oração contemplativa que se enquadra nesse quarto estágio da Lectio Divina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário