quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Missão no Egito


De 21 abril a 1o maio de 2009

O Egito é um dos mais interessantes países do mundo, com uma história e uma civilização maravilhosas. Nestas terras, onde chove muito pouco, sendo a maior parte desértica, das profundezas da África nasce o Rio Nilo como um dom de Deus que irriga a terra - a terra que, de acordo com a Bíblia Sagrada, acolheu a Sagrada Família por cerca de três anos e meio, dando-lhe abrigo durante o assassinato de crianças inocentes na Judéia pelo Rei Herodes.
Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e fica lá até que eu te avise,... Mt 2,13
Vassula nasceu num lugar chamado Heliópolis, no Egito e viveu lá até os 16 anos. Ela já visitou o Egito muitas vezes, mas nunca teve realmente nenhuma boa oportunidade para testemunhar a sua experiência com a A VERDADEIRA VIDA EM DEUS.
"Egito! Suscitei um profeta de tua terra. Tu tinhas dado pão a Meu Filho; por isso, porque não haveria Eu de suscitar um profeta de ti? Deste profeta sairá a Minha Palavra, até que os chifres dos demônios sejam revelados e expostos." (A Verdadeira Vida em Deus: 12 de fevereiro de 2000)
Terça-feira, 21 de abril a 1:15 horas da manhã, partimos de Atenas para Alexandria. Elaine, egípcia que vive na Austrália com sua família, tinha um grande desejo de tornar conhecidas as Mensagens da AVVD em seu país. Portanto, quando Vassula lhe pediu que ajudasse a organizar esta visita, ela aceitou com prazer e viajou para o Egito onde trabalhou durante um mês para preparar este tão importante evento. É inviável testemunhar sem dispor dos livros e Elaine sabia disso. Ela descobriu uma gráfica no Cairo capaz de imprimir os 4 primeiros volumes que haviam sido traduzidos para o Árabe, bem como o pequeno Livro de Orações e o Ícone do Santo Sudário.
O custo da impressão era muito alto, mas o amor e a cooperação especialmente entre os grupos de AVVD pela ação de Deus também é grande. Foi feito um apelo e a pronta resposta e esforços combinados dos grupos franceses e americanos e algumas outras doações possibilitaram que o material fosse impresso - o elemento mais importante para a evangelização e a distribuição das Mensagens.
Quarta-feira, 22 de abril, Vassula visitou o Patriarca de Alexandria. O encontro com o Patriarca Theodoros II foi organizado alguns dias antes enquanto ela se encontrava na Grécia. Sua Beatitude, gentil e comunicativo, calorosamente recebeu Vassula e a todos nós e passamos mais de uma hora em seu gabinete.
Ele falou conosco sobre as necessidades da África e o amor que o povo tem por Deus e sobre suas contínuas viagens a vários países deste continente. Vassula manifestou a alegria que sente cada vez que visita o país onde nasceu e cresceu e mencionou o trabalho e a difusão das Mensagens de AVVD na África.
Mais tarde soubemos que a palestra de Vassula em Alexandria que aconteceria no dia 24 de Abril, na igreja de Santa Catarina, havia sido cancelada, porque o padre da igreja disse que quando alguém vem do estrangeiro para fazer uma palestra, eles têm que comunicar o evento às autoridades para obter permissão. Magdi, um egípcio que havia lido o 1º. Volume de AVVD e esperava com alegria o encontro com Vassula, falou com o padre da igreja do Sagrado Coração e ele imediatamente ofereceu a igreja. Quando Vassula soube do que aconteceu ela sorriu e disse, como se falasse consigo própria: "O Sagrado Coração abre outra vez o caminho para as Mensagens". Cristo tocou muitas almas em Alexandria com Sua Mensagem há algum tempo atrás e, com Sua maneira singular, reuni-os. Essa gente leu o primeiro volume - foi tocada, foi inspirada pelo tema - e correu para ajudar Elaine na organização do evento.
Mais tarde, naquele mesmo dia, nos despedimos de Antonis que retornava para Atenas.
Quinta-feira, 23 de abril era a festa de São Jorge, santo querido, protetor, amigo e companheiro no combate espiritual da nossa era. Participamos da Missa na Capela de São Jorge, nos aposentos do Patriarca e recebemos a Santa Comunhão das suas mãos. Ele nos ofereceu o tradicional Ovo de Páscoa, doces e suco de frutas e nos deu a sua bênção e desejou os melhores votos a Vassula e a todos nós.
Mais tarde visitamos a igreja de São Savas, onde encontramos o Padre Spiridon que havíamos conhecido na viagem anterior a Alexandria e que prazerosamente aceitou o convite de Vassula para fazer uma caminhada. Ele nos guiou em torno dos jardins de Montaza onde almoçamos juntos.
Sexta-feira, 24 de abril, estivemos com um casal, amigos de Elaine, que havia encontrado Vassula pela primeira vez em Setembro de 2008, quando ela mais uma vez visitou Alexandria. Eles haviam lido o primeiro volume em Árabe e conheciam sua missão. Essas pessoas foram as primeiras sementes das Mensagens da AVVD no Egito.
À tarde, Vassula recebeu um convite inesperado desse casal para visitar um orfanato que se chamava - que coincidência! - a Casa da Mãe Santíssima, na qual estavam hospedadas 8 meninas órfãs. No mesmo dia, o grupo da catequese da Igreja Anglicana - 15 crianças e as pessoas que cuidam delas - visitaram as órfãs e fizeram uma apresentação com hinos religiosos de louvor. Havia cerca de 35-40 pessoas ali, quando o senhor Ramsis apresentou Vassula e pediu-lhe que falasse àquelas crianças sobre sua comunicação com Cristo. Vassula aceitou imediatamente e com a ajuda de Elaine, que traduziu para o Árabe, falou sobre sua conversão, nos primeiros anos. As crianças escutaram maravilhadas e absorveram cada palavra. No final, ela foi cercada por jovens e velhos que lhe pediram mais informações sobre o conteúdo dos livros e como poderiam adquiri-los. Eles anotaram o endereço da página na Internet e foram informados da sua palestra que aconteceria no dia seguinte na Igreja do Sagrado Coração.
Todos nós ficamos muito felizes com esse encontro inesperado e admiramos a maneira pela qual o Espírito Santo atua, conduzindo-nos tão discretamente, sem que nós o percebamos, para onde Ele deseja, para que cumpramos o Seu plano. Enquanto o programa de Vassula incluía somente duas palestras, o Espírito Santo fez com que todos os seus dias, tanto em Alexandria quanto no Cairo, fossem preenchidos completamente. Seu primeiro testemunho em Alexandria aconteceu no orfanato. Um segundo testemunho aconteceu na Igreja do Sagrado Coração e o terceiro numa área um pouco fora de Alexandria, no último dia antes da nossa partida, assim tornando conhecido este Hino de Amor nesse país.
Sábado, 25 de abril, a primeira palestra oficial de Vassula foi feita na Igreja do Sagrado Coração. Os livros haviam chegado do Cairo, 4 deles com o ícone de Nosso Senhor em quatro cores diferentes. A igreja estava ornada com flores e o ícone de Nosso Senhor exposto no centro do altar. O Padre Kyrilos, pároco da igreja, acolheu Vassula calorosamente já tendo ouvido falar sobre ela, e a apresentou aos presentes. Compareceram aproximadamente 70 pessoas que permaneceram em total silêncio; elas pertenciam às igrejas Copta, Católica, Grego-Ortodoxa e Anglicana.
Vassula agradeceu a todos os presentes e, com Elaine traduzindo para o Árabe, falou sobre os primeiros anos das Mensagens, sua conversão e a grande Misericórdia de Deus que vem salvar a Sua igreja e reunir Seus filhos à Sua volta. Ela disse: "Deus atua, Ele é um Pai e o nosso Pai é um Rei e vem para nos lembrar a Sua Palavra. Por que Ele fala? Porque este é o tempo da Sua Misericórdia… Deus vem para alertar a Sua criação, mas o povo hoje em dia se recusa a glorificar a Deus e O acusa". Vassula falou sobre o arrependimento, o perdão, o poder da oração, a divisão da Igreja e o desejo de Cristo pela Unidade. Ela terminou sua palestra dizendo que o Egito é um país abençoado e que o Senhor Se referiu a isto muitas vezes nas Mensagens da AVVD.
"... O Senhor dos exércitos abençoará nesses termos: 'Bendito seja o meu povo do Egito'..." (Isaias, 19,25)
"… da terra do Egito Eu gerei profetas e santos; uma bênção sobre as terras do Egito, que as suas folhagens permaneçam verdes e as árvores que crescem junto ao rio Nilo prosperem e continuem a produzir os seus frutos para alimentar o seu povo; um trono glorioso foi colocado em cada lugar, por onde nós, a Virgem Maria, Minha Mãe, José, o Justo e Eu Mesmo, passamos."
"Egito, Nós calcamos o teu solo e o incenso erguia-se para o céu enquanto Nós passávamos; acaso não leste na Escritura: 'Embaixadores virão do Egito' ? (A Verdadeira Vida em Deus: 16 de outubro de 2000)
Após a palestra de Vassula, o Padre abençoou o povo, que estava visivelmente emocionado e entusiasmado com sua presença e suas palavras. Eles se aproximaram dela com perguntas e lhe pediram que os abençoasse. Eles se reuniram ao seu redor e Vassula os abençoou, jovens e idosos, segurando uma cruz que contém uma relíquia do madeiro da Santa Cruz. Com simplicidade, fé, e coração aberto a tudo, eles escutaram, adquiriram os livros e agradeceram sinceramente a ela pelo seu testemunho. O Padre Kyrilos convidou-a ao seu escritório e ficou visivelmente emocionado quando lhe disse que a havia visto uma vez, em 1998, no canal italiano de televisão RAI 2 e tomou, então, conhecimento da sua missão: "As palavras que você tem dito são muito poderosas porque vêm de uma pessoa leiga e os outros devem escutá-las. Eu gostaria de organizar uma palestra e encher completamente a Igreja. Dê-me a chance de preparar esse encontro e diga-me quando você pode voltar a Alexandria." O Sagrado Coração responde às nossas orações e abre as portas da igreja em Alexandria, espalhando, assim, as sementes das Mensagens pelo Egito.
Imediatamente após o encontro, Vassula foi convidada para ir à casa de uma senhora de Alexandria que assistiu à palestra. Doze pessoas se reuniram em sua casa, amigos que ficaram até meia-noite desfrutando da oportunidade de estar perto de Vassula e fazer perguntas. "Por que Deus chama os menos privilegiados? Como é que Vassula recebe as Mensagens? Como reagiram o seu marido e os seus filhos?"
Esta segunda palestra no mesmo dia deixou entusiasmados aqueles que compareceram. Eles foram as primeiras almas a aceitar com simplicidade e alegria de crianças pequenas as Mensagens de AVVD dizendo: "Vassula, estamos muitíssimo alegres por termos você aqui e agradecemos a Deus pelas Suas Mensagens. Deus a abençoe e lhe dê forças para continuar a Sua Missão." Deixamos a casa deles tarde da noite e bastante cansadas.
Domingo, 26 de abril, após a Missa na Igreja da Anunciação, na propriedade territorial do Patriarca, partimos para uma área fora de Alexandria onde um amigo de Elaine tem um lugar para exercícios espirituais. Lá encontramos um grupo de jovens que queria conhecer Vassula e escutou atentamente o seu testemunho. "A Palavra de Deus é mais doce que o mel... Não podia imaginar que eu estaria aqui. Elaine veio da Austrália para organizar as palestras. O Senhor quis que o primeiro passo fosse dado na Igreja do Sagrado Coração e, para mim, isto foi um sinal. Este é o começo para o Egito. Por que vocês? Por que vocês não se perguntam isto a si mesmos? Vocês entendem que isto é um convite para vocês? Tomem o primeiro livro; comecem a ler as Mensagens colocando os seus nomes no lugar do meu nome." Eles olharam surpresos com aquilo que ouviram sobre a misericórdia de Deus e sobre a Sua presença no meio da humanidade. Eles compraram os livros para estudá-los. Deus fica satisfeito e abençoa aqueles que estudam as Suas Mensagens e, desta forma, Ele os educa.
Segunda-feira, 27 de abril, Ao meio-dia, agradecemos aos novos amigos de AVVD que responderam ao chamado de Deus e que acolheram Vassula com tanto amor, bem como ajudando a organizar as suas palestras em Alexandria. Embarcamos no trem juntamente com Elaine e partimos para o estágio seguinte da missão no Cairo. A viagem durou duas horas e meia e foi agradável e confortável.
Como as condições não permitiam que as palestras de Vassula fossem anunciadas publicamente, nem as entrevistas na TV foram permitidas, as notícias da sua chegada foram transmitidas boca a boca. Nessas palestras, devido às condições particulares deste país, Vassula deixou de fora a citação de muitas das regras que normalmente aplica na organização de suas palestras, dando mais de uma palestra e permitindo perguntas.
À noite, na casa de amigos, no Cairo, foi organizado um encontro com 70 pessoas. Muitos eram jovens que estavam ansiosos para conhecê-la e aprender sobre a sua missão e o conteúdo das Mensagens. O encontro começou tarde e durou três horas e meia. Vassula disse que responderia às perguntas, mas que não falaria sobre as Mensagens e do que Cristo está nos pedindo hoje. Isto ela faria no dia seguinte na sua palestra oficial na igreja, e ela os convidou a comparecer e ouvir sobre o grande amor de Deus. Houve muitas perguntas, especialmente das crianças menores, com respostas simples que podiam ser compreendidas por todos. "Como Cristo falava com Vassula? Como ela sentia Sua presença ? Ela via Deus? O que é que Ele pede de nós? Por que é que Ele fala se nós temos a Bíblia Sagrada?" Todos ficaram satisfeitos com as respostas de Vassula e alguns falavam como se conhecessem as Mensagens. Eles agradeceram a Vassula e pediram que ela os abençoasse. Entre eles havia uma jovem muçulmana que tinha sido batizada há um ano como cristã. Eles despediram-se de Vassula dizendo: "Nós lhe somos gratos por ter vindo trazer-nos essas alegres notícias e damos graças a Deus porque vivendo entre os Muçulmanos permitiu que a nossa fé se fortalecesse ainda mais." Partimos às 12:30h, depois da meia-noite.
Terça-feira, 28 de abril, às 07:00 da noite, na igreja do Colégio De La Salle, no Cairo, aconteceu a segunda palestra oficial de Vassula no Egito. Compareceram aproximadamente 100 pessoas de diferentes religiões e confissões - Cristãos Coptas, Católicos e Ortodoxos. Irmã Carina, que organizou o evento, com alegria e emoção deu as boas vindas a Vassula e o Padre Arsany, um monge Copta, saudou-a na entrada da igreja. O programa começou com os cânticos de um coral jovem que cantou lindas canções em Árabe. Vassula os saudou em Árabe e agradeceu-lhes pelos seus dons. Ela começou com uma oração para invocar a presença do Espírito Santo e, com Elaine traduzindo, falou sobre a sua vida, dizendo que nasceu no Egito e que o visitou muitas vezes. Ela falou de Deus como um Pai, do Espírito Santo e do Novo Pentecostes que já começou. Ela disse que nossa esperança atualmente é o derramamento do Espírito Santo, ao qual Cristo se refere no Livro do Apocalipse, Capítulo 21. Ela falou sobre a oração sem cessar, o arrependimento e o dom do amor e respondeu a muitas perguntas dos presentes. No final, Irmã Carina deu informações a todos sobre a Beth Myriam que se estabeleceu há vários anos no Cairo e perguntou se havia algum voluntário que pudesse ajudar nesse trabalho de Nosso Senhor. Ninguém se apresentou exceto uma senhora Greco Libanesa, chamada Sofia, que se ofereceu para ajudar.
Quarta-feira, 29 de abril , Passamos o dia na companhia do Padre Arsany, Elaine e Nadia, uma amiga muito próxima de Vassula do tempo em que sua família vivia no Egito. À tarde houve mais um encontro na casa de amigos e cerca de 40 pessoas esteve presente. Incansavelmente, como sempre, Vassula falou novamente sobre sua missão e respondeu novamente muitas perguntas, como por exemplo: "Como você vê Jesus e qual é a mensagem para o Egito?" Ela respondeu: "Eu O vejo com os olhos da minha alma; abertos ou fechados, Ele está sempre lá. Às vezes eu O vejo como um Rei, às vezes sedento, com os lábios secos. Minha vinda aqui com os livros de AVVD é a mensagem para o Egito... O Egito protegeu a Sagrada Família quando ela fugiu da Judéia para cá. O Egito os alimentou e deu-lhes de beber mas, acima de tudo, deu-lhes proteção e Deus nunca esquece um gesto de bondade." A participação de crianças pequenas no auditório fez surgirem mais perguntas do que as dos adultos. Cada uma delas, no entanto, estava ansiosa por adquirir os livros. Elas se despediram de Vassula com amor e gratidão pelo seu testemunho em seu país e fizeram votos de que ela voltasse breve a visitá-los.
Quinta-feira, 30 de abril, foi nosso dia de descanso e passeio e decidimos junto com o Padre Arsany ir ao Bazar Khan El Halil e depois, a um passeio de feluca (N.T. barco a vela típico daquela região) no Rio Nilo.
Também visitamos a igreja de São Simão, o Curtidor, situada no topo do Monte Moqattam. São Simão é o protetor da igreja e está associado aos milagres ocorridos em 979 d.c. (2a. matéria deste boletim) quando o monte inteiro se deslocou do lugar.
Para alcançar o topo do monte, fomos de carro através do povoado de Zabbalin ou "a Cidade do Despejo", cruzando por ruas estreitas e passando na subida por intermináveis montanhas de lixo, desde plástico, a metal e comida estragada em ambos os lados do caminho e nas casas das pessoas, jovens ou velhos, atoladas no lixo, sempre catando alguma coisa para reciclar. Este era o trabalho deles. Suas casas eram feitas de material mais básico e o lugar inteiro exalava um mau cheiro interminável... Parecia que estávamos atravessando o inferno até que os portões da igreja apareceram inesperadamente à nossa frente e nos encontramos numa área clara e limpa e cheia de ícones coloridos tirados da Bíblia e entalhados na montanha.
Naquela tarde a Irmã Catarina nos levou ao apartamento em que está instalada a Beth Myriam. Era realmente muito pequeno e numa vizinhança muito pobre do Cairo. Uma refeição é oferecida duas vezes por semana a 200 pessoas, das quais 130 são crianças pequenas. Ela falou conosco com o entusiasmo de uma criança pequena sobre este trabalho de amor pelas famílias que estão sofrendo na pobreza e que estão contentes por receber uma refeição quente e saudável duas vezes por semana. O lugar foi pintado recentemente e limpo, tem o ícone da Mãe Santíssima e fotografias de alguns visitantes. As caixas de papelão estão cheias de alimentos como macarrão e óleo e havia carne no refrigerador. Todo verão, Irmã Carina leva um grupo de cerca de 130 crianças para umas férias em Port Saïd ou Alexandria, onde que ela encontrar espaço, durante uma semana, onde possam passar alguns dias desfrutando do mar, que muitos deles nunca viram. Irmã Carina estava com Sofia, a senhora Greco Libanesa.
Sofia gentilmente se ofereceu para nos levar ao aeroporto no dia seguinte e ficamos impressionados com a boa vontade do seu espírito. Ela nos forneceu o transporte e ofereceu para ficarmos na sua casa numa próxima vez.
Sexta-feira, 1º de maio, pela manhã viajamos do Cairo para Atenas. Agradecemos a Elaine por todos seus esforços e pela muito eficiente organização e também a Sofia que tão gentilmente nos acompanhou ao aeroporto. A missão de Vassula no Egito foi concluída com sucesso. O Senhor abriu o caminho para as Suas Mensagens e com Suas bênçãos enviou operários para a vinha de AVVD no Egito.
Em Cristo,
Gethsemane Vlaserou

Nenhum comentário:

Postar um comentário